Programa Recomeço

Governo do Estado de São Paulo

DISQUE RECOMEÇO
TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA
0800-2272863

Sobre o programa

O Programa Recomeço é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo para ajudar os dependentes químicos, principalmente os usuários de crack, oferecendo tratamento e acompanhamento multiprofissional ao paciente e aos seus familiares. As ações são coordenadas entre as Secretarias Estaduais da Saúde, da Justiça e Defesa da Cidadania e do Desenvolvimento Social e facilitam o acesso ao tratamento médico e apoio social e, quando necessário, a internação dos dependentes em centro de referência, incluindo comunidades terapêuticas e moradias assistidas. O trabalho também é integrado com o Poder Judiciário, com a participação do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil, que acompanham os trabalhos e os casos que precisam do apoio ou interveniência destes organismos.
No enfrentamento da epidemia de crack, é papel do governo do Estado garantir a promoção dos direitos humanos, oferecendo atendimento especializado. Desta forma, é possível recuperar sua integridade, fortalecer os laços familiares e trazê-lo de volta ao convívio e às atividades sociais.
Somente na região central da cidade de São Paulo, três serviços integrados de saúde dão suporte, atendimento, acolhimento e tratamento aos dependentes químicos. São eles:
Cratod: É um equipamento de saúde que oferece pronto atendimento de urgência 24h, com serviços de desintoxicação e avaliação médica. Oferta, ainda, tratamento ambulatorial intensivo, semi-intensivo e não intensivo para dependentes químicos. Como Centro de Referência, proporciona capacitação profissional para agentes das áreas da saúde e assistência social. Atualmente, o equipamento é a principal porta de entrada do Programa Recomeço na Capital.
Unidade Recomeço: Instalada na rua Helvétia, a unidade oferece: Centro de Convivência, enfermaria de desintoxicação com 21 leitos e 37 vagas para moradia assistida. No Centro de Convivência são promovidas atividades como jogos interativos e grupos terapêuticos, assim como serviços voltados a cuidados pessoais. O Centro é composto por academia, laboratório de áudio, vídeo e teatro, cozinha experimental com refeitório e banheiros.
Tenda Recomeço: Posicionada na esquina das ruas Helvetia e Dino Bueno, conta com equipe formada por profissionais de enfermagem, assistência social e conselheiros de dependência química, que atuam na abordagem aos usuários de drogas com o objetivo de oferecer serviços de cuidados e mobilizá-los para aderir ao tratamento de saúde. Sua estrutrura é composta por um container-consultório, dois containers de apoio à equipe, um banheiro para equipe e um banheiro aberto aos usuários.
Além disso, o programa possui 3.327 vagas para o atendimento de dependentes químicos em todo o Estado, divididos entre leitos de internação, desintoxicação, observação, comunidades terapêuticas, casas de passagem e vagas de república.
Ainda para o atendimento integral de saúde, o programa possui o Hospital Recomeço, instalado em Botucatu, o primeiro hospital público do Estado destinado ao tratamento e reabilitação de dependentes químicos, especialmente de crack. A clínica é dividida em sete blocos que, juntos, contam com 66 leitos voltados ao processo de desintoxicação dos dependentes. O centro de reabilitação conta ainda com quadra poliesportiva coberta, espaço para ginástica e piscina. Além do atendimento clínico, os pacientes internados na unidade também recebem acompanhamento com uma equipe multiprofissional, formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos, entre outros.
O programa também possui o Recomeço Família que, por meio de entidades e profissionais especializados articulados pelos CICs – Centro de Integração da Cidadania, as famílias possam receber orientação e apoio em como proceder e colaborar na recuperação e reinserção do dependente.

Close