Programa Recomeço | Comunidades Terapêuticas terão atendimento social padronizado para dependentes

Programa Recomeço

Governo do Estado de São Paulo

DISQUE RECOMEÇO
TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA
0800-2272863

Comunidades Terapêuticas terão atendimento social padronizado para dependentes

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) capacita nesta segunda-feira as Comunidades Terapêuticas que acolhem dependentes químicos em situação de vulnerabilidade social dentro do Programa Recomeço. O objetivo do encontro é reforçar questões relacionadas ao fortalecimento do vínculo familiar, a reinserção social, bem como a qualificação profissional dos atendidos.

No encontro participam 41 entidades ligadas ao Programa Recomeço e mais 60 Comunidades Terapêuticas que são vinculadas à Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT. O treinamento ocorre no Instituto Padre Haroldo Rahm, em Campinas. O secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, proferiu palestra de abertura do evento.

De acordo com os técnicos do Programa, a capacitação tem como objetivo reforçar a aplicação do “Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas” estabelecido pelo Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad). “Com a capacitação, o dependente terá a garantia de retaguarda organizada e qualificada para atender suas necessidades com apoio da família”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro.

Os profissionais falam sobre o tempo de permanência para a adesão do tratamento, a preocupação do pós-atendimento na reinserção social, os vínculos com a família, a equipe mínima de referência, além da padronização do atendimento em todos os seus processos terapêuticos e sociais.

O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Secretaria Nacional Antidrogas em conjunto com a Coordenação de Políticas Sobre Drogas – COED, Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas – CONED, a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT, juntamente com a Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo – EDESP.

Programa Recomeço

O Programa Recomeço do Governo do Estado de São Paulo, promove ações preventivas do uso indevido de substâncias psicoativas, o enfrentamento ao tráfico de drogas e o controle e requalificação de territórios específicos. Também oferece acesso à justiça e à cidadania, apoio socioassistencial e tratamento médico aos dependentes de substâncias psicoativas, suas famílias e comunidade.

Tem o objetivo de proporcionar condições para uma vida saudável e digna à população do Estado de São Paulo e auxiliar os dependentes de substâncias psicoativas, seus familiares e comunidade a trilharem da melhor maneira possível o caminho para a recuperação e ao retorno a uma vida plena.

A ação intersetorial conta com a participação das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social, de Saúde, de Justiça e Defesa da Cidadania e do Emprego e Relações do Trabalho. A coordenação é da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Close