Programa Recomeço | Carros apreendidos do tráfico são doados para atendimento a dependentes químicos

Programa Recomeço

Governo do Estado de São Paulo

DISQUE RECOMEÇO
TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA
0800-2272863

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas – COED, entregou 36 veículos para prefeituras e comunidades terapêuticas que são parceiras do Programa Recomeço e auxiliam no trabalho de prevenção e tratamento da dependência química no estado de São Paulo. Os veículos, apreendidos com drogas, estavam em posse da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).

As prefeituras contempladas são: Mongaguá, Morro Agudo, Lençóis Paulista, Duartina, Laranjal Paulista, Monte Mor, Valinhos, Campinas, Itaquaquecetuba, Salesópolis, Caieiras, Tarumã, Divinolândia, Capivari, Brotas, Araras, Martinópolis, Paulo de Faria, Uchôa, Planalto, Potirendaba, Barra do Turvo, Cananéia, Iguape e Pedro de Toledo.

As comunidades terapêuticas são: Casa Caminho Ave Cristo, de Birigui; Comad, de Atibaia; Federação Amor Exigente, de Campinas; Desafio Jovem, de Santo André; Comunidade Terapêutica Conquista, de Itapecerica da Serra; Comunidade Terapêutica Cáritas, de Catanduva; Comunidade Terapêutica Teshuvá, de Novo Horizonte; Comunidade Terapêutica Pão Nosso, de Catanduva; Instituto Impactar, de São José dos Campos.

Outros seis veículos ficaram com o próprio programa para utilização no trabalho desenvolvido no estado. “Estes automóveis ajudarão na mobilidade e na maior agilidade dos profissionais no desempenho de suas funções”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro.

Programa Recomeço

O Programa Recomeço do Governo do Estado de São Paulo promove ações preventivas em relação ao uso indevido de substâncias psicoativas, ao enfrentamento ao tráfico de drogas e ao controle e requalificação de territórios degradados em virtude das cenas de uso. Também oferece acesso à justiça e à cidadania, apoio socioassistencial e tratamento médico aos dependentes de substâncias psicoativas, suas famílias e comunidade.

Tem o objetivo de proporcionar condições para uma vida saudável e digna à população do Estado de São Paulo e auxiliar os dependentes de substâncias psicoativas, seus familiares e comunidade a trilharem da melhor maneira possível o caminho para a recuperação e ao retorno a uma vida plena.

A ação intersetorial conta com a participação das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social; e de Saúde, de Justiça e Defesa da Cidadania. A coordenação executiva é da Secretaria de Desenvolvimento Social.