Programa Recomeço | Recomece

Programa Recomeço

Governo do Estado de São Paulo

DISQUE RECOMEÇO
TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA
0800-2272863

O primeiro passo para se livrar das drogas é procurar ajuda especializada. No Estado de São Paulo, os Centros de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs) dos munícipios são a porta de entrada para o tratamento.

Os CAPs estão preparados para receber e tratar os dependentes químicos e contam com médicos especialistas, enfermeiros e assistentes sociais que avaliam cada caso e indicam o tratamento mais adequado.

O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), na capital, recebe dependentes químicos em situações críticas, encaminhados pelos próprios familiares e também pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

No Cratod, o paciente passa por atendimento ambulatorial e avaliação psicológica para iniciar o processo terapêutico, quando necessário, e faz o encaminhamento para instituições conveniadas com o Estado. O Plantão Judiciário intermedia os casos de internação involuntária e compulsória.

A internação é apenas uma das alternativas terapêuticas para o tratamento de dependentes químicos, e definida mediante avaliação do médico. Há outras possibilidades, como acompanhamento ambulatorial nos próprios Caps municipais.

Em todos os casos, o apoio da família é fundamental para o sucesso do tratamento.

Close